Bactérias da boca podem sim migrar pela corrente sanguínea e trazer sérias complicações cardíacas.
Muita gente acha que é história, mas não é: a saúde bucal pode influenciar diretamente no desenvolvimento de algumas doenças cardíacas.
A falta de cuidados com saúde bucal pode causar problemas locais, como cáries, inflamações, formação de placas, danos estáticos, entre outros, mas a falta de higiene também pode deixar você mais vulnerável a doenças, inclusive doenças cardíacas.
As bactérias provenientes de infecções orais, como a periodontite, podem entrar na corrente sanguínea e promover a inflamação sistêmica, aumentando o risco de doenças cardiovasculares, incluindo endocardite bacteriana.
Quem explica é a Dra. Lilian C. Fogagnoli, dentista especialista em Implantodontia pelo Hospital da Aeronáutica de São Paulo: “A disseminação pela corrente sanguínea de bactérias presentes na boca podem aumentar o risco de endocardite em pessoas com alterações cardíacas prévias. Ao chegarem no coração, essas bactérias aderem facilmente a qualquer área lesionada, se aproveitando, portanto, da alteração cardíaca para causar inflamação.”
Mas como um problema bucal pode atingir o coração?
Uma das condições mais preocupantes é a endocardite infecciosa, uma infecção do revestimento interno do coração. A doença surge quando as bactérias responsáveis por cáries, gengivite e periodontite vão parar na corrente sanguínea chegando até o coração.
As bactérias se fixam em áreas lesionadas do órgão, onde se multiplicam, comprometendo suas funções. Se não for tratada, a infecção pode progredir, atingindo órgãos como cérebro, rins e pulmões e isso também pode aumentar o risco de AVC, embolia pulmonar e insuficiência renal aguda, entre outras complicações.
A primeira seria que esse tipo de inflamação impulsiona a produção do corpo da proteína C-reativa, que é responsável pela formação de gordura nas veias e normalmente é associada aos acidentes cardiovasculares. Além dessa complicação, poderia ainda acontecer uma segunda, chamada Endocardite Bacteriana, que é uma infecção do endocárdio (o tecido de revestimento interno do coração). E por último, poderia acontecer uma arteriosclerose, que é uma doença degenerativa da artéria, assim como infartos e AVC.
Imagem – https://www.odontoesteticabillrola.com.br/blog
Quais sintomas merecem atenção e uma visita urgente ao dentista?
- Gengiva vermelha, inchadas ou doloridas
- Sangramento gengival
- Presença de abscesso ou pus na gengiva – Infecção que se caracteriza por um acúmulo de pus em torno da raiz do dente, na gengiva
- Retração gengival
- Mau hálito frequente
- Dentes moles
Prevenção e tratamento
Uma boa higiene bucal e exames regulares são a melhor proteção contra o desenvolvimento da doença periodontal. Ao ter uma postura proativa em relação a sua saúde bucal, você pode se proteger de complicações cardíacas, além de manter seu sorriso saudável.
Referências:
- Dra. Lilian Fogagnoli – Dentista especialista em Implantodontia – São Paulo
- Dr. Igor Ribeiro – Fortaleza / Ceará – https://www.odontoesteticabillrola.com.br/saude-bucal-e-doencas-do-coracao